O “Gap de Habilidades” – ou, em tradução literal, lacuna de habilidades – é a escassez de competências consideradas fundamentais para um profissional qualificado.
Sabemos que a busca por profissionais qualificados nunca foi uma tarefa fácil. Mas nos últimos anos, a escassez de profissionais capacitados tem sido cada vez mais uma dor de cabeça para os gestores. Segundo a 24ª Pesquisa Anual Global de CEOs, realizada pela PWC, cerca de 80% dos CEOs ao redor do mundo pretendem dar prioridade ao treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores nos próximos anos.
Essa preocupação se deve, principalmente, ao aumento dessa escassez. Estima-se que até 2030 teremos milhões de vagas abertas, sem talentos o suficiente para todo mundo, devido à lacuna de habilidades. Para explicar essa situação, muitas motivações entram em jogo, como os avanços tecnológicos e as mudanças no mundo do trabalho.
Mas uma coisa é certa: a tendência é de que esse gap aumente cada vez mais e as empresas precisam estar preparadas para isso. Pensando nisso, reunimos no blog post de hoje tudo o que você precisa saber sobre o “gap de habilidades” e de que forma você pode começar a solucionar esse problema na sua organização. Continue lendo!
Neste post, você vai ficar por dentro dos seguintes tópicos:
- O que é o Gap de Habilidades?
- Quais as principais causas do gap de habilidades?
- Como fechar a lacuna de habilidades?
O que é o gap de habilidades?
Durante o processo de recrutamento e seleção, o time de RH realiza uma série de etapas para analisar quais candidatos possuem o conjunto de competências profissionais necessárias para a vaga. Todavia, nos últimos anos, encontrar pessoas qualificadas tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil.
O Gap de habilidades (ou, lacuna de habilidades) é a escassez de profissionais com as competências necessárias para a realização do trabalho. Ou seja, é quando as vagas de emprego não são preenchidas devido a ausência de habilidades o suficiente.
A escassez de profissionais qualificados
Uma pesquisa publicada pela Korn Ferry, realizada com a participação de mais de 115 mil organizações , projeta que, até 2030, serão mais de 85 milhões de vagas abertas sem que haja profissionais o suficiente para isso.
Mas você deve estar se perguntando: “Como pode haver um número tão alto de vagas abertas sendo que o desemprego continua crescendo no mundo todo?”. A resposta é simples: A questão está na qualificação desses profissionais. Com o avanço tecnológico e as mudanças no mundo do trabalho, novas necessidades de habilidades surgem a cada dia. Os colaboradores têm que estar em constante capacitação para estarem aptos para resolver os novos problemas – e tudo isso acontece muito rápido.
É aqui que entra em jogo o lifelong learning (ou, em português, educação continuada). É um conceito que defende que a qualificação deve acontecer de forma constante e o aprendizado deve acontecer ao longo da vida – mesmo após o fim de uma graduação ou curso técnico, por exemplo.
O “soft skills gap”
Mas engana-se quem pensa que a lacuna de habilidades é um problema que atinge apenas as competências técnicas. Quando se trata do desenvolvimento profissional, encontrar profissionais que tenham as hard skills necessárias é essencial, mas de nada adianta se esse colaborador não tem as soft skills necessárias para gerir essas habilidades.
Com a escassez de profissionais que possuam o perfil de soft skills buscado pela empresa, o desenvolvimento de habilidades nessa área também tem entrado em questão. Para a construção dessas habilidades, é essencial que o profissional desenvolva um aprendizado autônomo e direcionado para as lacunas presentes na empresa.
Como fechar o gap de habilidades?
O gap de habilidades pode causar diversos prejuízos para a sua empresa. Dentre eles, o aumento da taxa de turnover, danos à cultura organizacional da sua empresa, queda na produtividade e nos resultados da organização. Pensando nisso, reunimos logo abaixo 4 formas de como você pode fechar o gap de habilidades da sua empresa.
- Faça um diagnóstico de competências
O primeiro passo para fechar a lacuna de habilidades da sua empresa é entender quais são as necessidades de cada setor. Além disso, entender quais são os próximos passos da sua organização e qual é a realidade do mercado são fatores fundamentais para fechar esse gap. Afinal, somente entendendo quais são as suas lacunas você irá conseguir traçar um plano de ação assertivo.
- Crie trilhas de aprendizado
Umas das situações mais comuns durante o processo de recrutamento e seleção é o de encontrar profissionais que até são muito qualificados e possuem potencial, mas que não possuem as competências específicas buscadas pela sua empresa.
Trilhas de aprendizado são direcionamentos de materiais de treinamento, criados por empresas e lideranças para mostrar para o profissional qual caminho de qualificação ele deve seguir para adquirir as habilidades buscadas pelas empresas.
- Qualifique e treine os seus colaboradores
Segundo a, cerca de 85% dos líderes entrevistados pretendem dar prioridade à qualificação de profissionais nos próximos anos. É uma tendência do mercado e deve ganhar cada vez mais projeção devido a sua importância para o desenvolvimento das empresas.
Treinar e qualificar colaboradores permite que você reduza a sua taxa de turnover, aumente a produtividade do time, traga inovação para o seu negócio e desenvolva as competências para as particularidades da sua empresa, construindo assim, um time cada vez mais especializado.
- Invista em uma plataforma Eduployment
O Eduployment é um termo novo, que vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões de RH. Ele defende uma educação que acontece ao longo de toda a vida e que está diretamente ligada ao desenvolvimento de carreiras.
Uma plataforma de Eduployment fornece as ferramentas que você precisa para otimizar esse processo. Nela você consegue participar de um ecossistema de compartilhamento de conteúdos, engajar colaboradores, criar trilhas de aprendizagem, listas e muito mais.
Gostou do conteúdo? Conheça a plataforma da Plooral e comece hoje a fechar o gap de habilidades da sua empresa.