Inbound e Outbound Recruiting são diferentes formas de recrutamento, usadas de acordo com o perfil da vaga e da necessidade da empresa.
Atualmente, o método Inbound Recruiting tem se tornado popular por potencializar processos e resultados, tanto para o RH, quanto para o candidato. Mas, afinal, você sabe o que significam esses termos e quais suas importâncias e diferenças?
Neste artigo, além de responder a essas questões, vamos te explicar os seguintes tópicos:
- O que são Inbound e Outbound Recruiting?
- Qual a importância do Inbound Recruiting para o RH?
- Vantagens e benefícios.
- Passo a passo do Inbound e Outbound Recruiting.
- Qual é o método da Plooral?
O que são Inbound e Outbound Recruiting?
Para compreender o significado desses métodos, é preciso antes compreender o que é o Inbound Marketing. Em tradução livre, o termo define um ‘marketing de atração’, no qual cria-se uma estratégia para atrair o público ao invés de procurar clientes.
O Outbound Marketing se assemelha a técnicas tradicionais e a um marketing de prospecção. Entre elas, vendas porta-a-porta ou telemarketing. Já o Inbound Marketing, está mais próximo das empresas da atualidade que utilizam do meio digital para desenvolver suas estratégias.
Agora que você já foi apresentado aos conceitos de Inbound e Outbound Marketing, só falta compreender essas aplicações no recrutamento:
Outbound Recruiting
O Outbound Recruiting, ou Recrutamento Tradicional, diz respeito a um recrutamento mais usual, no qual uma empresa vai atrás de candidatos para oferecer uma determinada vaga.
Ele é geralmente usado quando há uma urgência maior para preencher uma função ou para cargos que exigem grandes talentos e habilidades escassas no mercado.
Para isso, o RH age como um caça-talentos e pode utilizar de ferramentas como o LinkedIn para encontrar colaboradores que se encaixem no perfil exigido.
Inbound Recruiting
Quanto ao Recrutamento de Atração, ele apresenta a empresa e sua vaga como uma escolha atrativa e ideal, fazendo uso de estratégias que posicionam a companhia no mercado como um bom lugar para se trabalhar.
Com essa conduta de criar espaços com esses valores, o Inbound torna-se uma metodologia que desperta o interesse e encanto do candidato antes mesmo do início da sua jornada.
Contudo, ela depende de um planejamento a longo prazo e pode levar mais tempo para concluir os processos seletivos, muitas vezes usada para vagas menos urgentes quando não há o auxílio de um ATS. Afinal, é um método que atrai o maior número possível de candidatos para depois selecioná-los.
Qual a importância do Inbound Recruiting para o RH?
Atrair candidatos nem sempre é uma tarefa simples. Contudo, a metodologia Inbound Recruiting permite um alinhamento de interesses, fit cultural e perfis entre candidato e empresa. Isso ocorre devido à escolha e motivação do colaborador, essenciais para contribuir na formação de um time sólido e dedicado – algo muito valioso para uma companhia.
Sendo assim, um time que se identifica com os objetivos e valores da organização para a qual trabalha é um time mais capaz e propenso a entregar resultados satisfatórios. Ademais, o clima organizacional tende a ser mais agradável, com funcionários satisfeitos com seus papéis.
Vantagens e benefícios
Ambos devem ser utilizados para cada cenário específico. Se o tempo é curto e o cargo requer uma alta especialização pouco encontrada no mercado, o Outbound pode ser um método mais eficaz, por exemplo.
Mas se ainda há alguma dúvida com relação à metodologia mais adequada para cada caso, listamos aqui suas vantagens e benefícios.
Outbound Recruiting
- O processo de seleção é direto e objetivo (com ou sem fase de testes);
- Jornada de curto-prazo;
- Permite um crescimento empresarial rápido (devido aos curtos prazos de contratação);
- Existem diversas plataformas e empresas que ajudam na busca por talentos específicos, como no processo de Hunting feito na Plooral.
Inbound Recruiting
- Independe do tempo e proatividade dos recrutadores para abordar e entrevistar cada candidato de forma personalizada e manual;
- Permite o uso de facilitadores do processo de R&S, como plataformas de ATS.
- Não há concorrência de outras empresas durante a procura por candidatos especializados;
- Cria uma relação firme entre a marca e o colaborador, atraindo pessoas engajadas para o time.
Agora, já sabe qual o modelo de recrutamento ideal para o seu negócio? Então continue aqui neste artigo que vamos te contar o passo a passo de como eles funcionam.
Passo a passo do Inbound e Outbound
Como funciona o recrutamento Inbound?
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Atração
É a fase de descoberta da sua marca, na qual é importante determinar sua identidade, seu posicionamento e seus valores. Determinando uma cultura forte, fica fácil atrair colaboradores que sintam afinidade com ela.
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Conversão
Uma vez que essa afinidade existe, agora é o momento de nutrir o relacionamento da sua empresa com o público-alvo, criar identificação e transformá-lo em um candidato de seu processo seletivo.
Isso é possível através da construção de relações por e-mail marketing ou redes sociais, desenvolvendo uma ideia de “troca”, na qual materiais interessantes chegam ao público.
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Engajamento
Já com seus candidatos, esta é a fase para garantir o alinhamento e fit cultural entre eles e sua empresa, reforçando seus valores e objetivos. Isso pode ser apresentado em fases iniciais de processos seletivos, com vídeos, perguntas e esclarecimentos da vaga aberta, como fazemos aqui na Plooral.
A partir disso, é essencial um acompanhamento constante do processo para garantir a boa experiência do público.
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Encantamento
Garantir uma boa experiência não termina com a contratação! Ao fim do processo, ainda é essencial dialogar, fornecer e pedir feedbacks aos candidatos. Mesmo aos candidatos não aprovados, é interessante trocar feedbacks para manter boas relações e sempre aprimorar seus processos.
Já aos contratados, um bom Onboarding é imprescindível, para que a sua relação com a marca continue estável e o colaborador permaneça motivado e interessado em fazer parte de seu time.
Como funciona o recrutamento Outbound?
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Busca ativa
Exploração de múltiplos canais e ferramentas para encontrar candidatos que atendam aos requisitos da vaga aberta.
Uma plataforma ATS em sua empresa pode facilitar esta fase do processo, ao salvar em um banco de dados informações de candidatos que já passaram por entrevistas e que podem se encaixar na atual função.
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A proposta
Ao encontrar o candidato que tenha o perfil desejado, chega o momento de oferecer a oportunidade ou recrutá-lo para uma fase de testes e entrevistas. Vale ressaltar as vantagens, benefícios e ofertar a vaga de acordo com a faixa salarial adequada ao mercado.
Sobre o último tópico, vale a pena checar pesquisas salariais e de mercado, para enviar uma proposta condizente.
Qual é o método da Plooral?
Tanto o Recrutamento Inbound quanto o Outbound são funcionais. A combinação dos dois métodos é forte, com recrutamentos específicos e planejados.
Quando aplicada, ela aumenta o campo gravitacional de pessoas interessadas em trabalhar em sua companhia.
Na Plooral, somos movidos pela vontade de unir tecnologia e processos humanizados. Aqui, a combinação de ambos é somada a nossa plataforma ATS, que facilita os processos de Recrutamento e Seleção e garante uma boa experiência ao candidato.
Agende uma conversa com nossos especialistas e descubra como uma plataforma ATS pode melhorar seus processos de recrutamento e seleção.