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O que é a Aprendizagem Organizacional?

Entenda de uma vez por todas o que é o conceito de aprendizagem organizacional e como utilizar essa estratégia para inovar a sua empresa!

A aprendizagem organizacional consiste no uso de materiais para o aprendizado dentro do meio corporativo, a fim de promover a qualificação profissional do time de colaboradores. Essa aprendizagem deve acontecer de forma conjunta e é uma ótima oportunidade para fomentar um aprendizado escalável para o time.

Seja CEO, líder ou colaborador, uma coisa é fato: Ser um eterno aprendiz é a chave para o sucesso profissional pessoal e coletivo. Por isso, entender que as oportunidades de obter novos aprendizados e aprimorar os que já possuímos, sem dúvidas, já é um grande passo para o desenvolvimento de carreiras.

Essas oportunidades podem aparecer das mais diversas formas. O conceito de Aprendizagem Organizacional vem dessa ideia de que o alcance de múltiplos conhecimentos sobre demandas corporativas, e pode acontecer de múltiplas maneiras como, por exemplo, por trocas de experiências entre colegas. 

Saiba quais são os tópicos que você vai ver neste artigo:

  • O que é Aprendizagem Organizacional?
  • Por que a Aprendizagem Organizacional é tão importante?
  • Como promover a Aprendizagem Organizacional?
  • 4 Dicas para incluir a Aprendizagem Organizacional

O que é a Aprendizagem Organizacional?

De início, a Aprendizagem Organizacional pode ser definida como toda e qualquer forma de obtenção de conhecimento, treinamento e desenvolvimento dentro do ambiente organizacional. Tendo como foco, aplicações diretas em situações que ocorrem no cotidiano do trabalho.

Em outras palavras, a Teoria do Aprendizado Organizacional vai além e traz a noção de que o conhecimento gerado e criado dentro de um ambiente de trabalho pode ser usado dentro da própria organização, inovando a forma como as soluções são criadas de modo efetivo e prático.

Esse aprendizado pode (e deve!!!) acontecer de forma conjunta, de modo que os membros do time compartilhem os seus conhecimentos entre si. Além disso, ele pode ocorrer tanto para a obtenção de Hard Skills, quanto para a construção de Soft Skills. Sendo elas: habilidades de comunicação, capacidade de solucionar problemas em equipe, inteligência emocional, tendências de liderança e muito mais.

Ou seja, a Aprendizagem Organizacional é o melhor caminho para otimizar a qualificação profissional e para tornar o desenvolvimento de colaboradores muito mais assertivo e colaborativo.

Como promover a Aprendizagem Organizacional?

Para conseguir atingir esse objetivo, é preciso que a empresa, além de desenvolver uma forte cultura de aprendizagem, realize outras ações para que essa mudança aconteça para o time.

Por isso, separamos algumas formas de como você pode aplicar esse conceito na sua organização.

Estimule o compartilhamento de conhecimento

Desenvolva uma cultura que valorize o conhecimento interno e a interação entre os funcionários de forma que haja um compartilhamento do aprendizado adquirido. A troca de experiências não só fomenta a aprendizagem, como também favorece a criação de um ambiente colaborativo.

Reserve um tempo para aprender as lições que o fracasso pode ensinar

Entender quais ações não estão dando certo e quais habilidades são necessárias para melhorar os resultados é uma etapa fundamental para a Aprendizagem Organizacional. Realize um brainstorm com a sua equipe e, principalmente em projetos que não foram bem sucedidos, encontre nos erros uma ótima oportunidade de entender junto a sua equipe quais estratégias podem ser melhoradas.

Incentive os colaboradores a serem Lifelong Learners

O Lifelong Learner é aquele indivíduo que nunca para de aprender. Nos últimos anos, a educação para a vida toda é uma estratégia bastante discutida por CEOs do mundo todo, os quais indicam que incentivar colaboradores de todos os níveis a continuar sua educação regularmente é, sem dúvidas, fundamental para tornar a Aprendizagem Organizacional muito mais assertiva e alinhada com as constantes mudanças do mercado.

Permita que os colaboradores inovem dentro da instituição

Incentivar a troca de insights entre o time é fundamental tanto para a Aprendizagem Organizacional, quanto para o próprio desenvolvimento da sua empresa. Fornecer um ambiente que esteja aberto para ouvir as ideias de indivíduos e equipes – seja por meio de brainstorms periódicos com todo o time, ou reuniões 1:1 – é uma ótima oportunidade para promover o crescimento colaborativo da sua organização.

Invista no EaD

A pandemia do COVID-19 apenas adiantou algo que já era inevitável para o mundo do trabalho: a digitalização cada vez maior da Aprendizagem Organizacional. Com o surgimento da demanda da nova geração de colaboradores (os quais fazem parte dos Millennials e da Geração Z) por uma trilha de aprendizagem que se adeque a rotina acelerada dessas pessoas, o EaD surge como uma oportunidade de possibilitar o aprendizado a qualquer hora e em qualquer lugar – seja por meio de vídeos, cursos, materiais digitais, podcasts e muito mais.

Por que a Aprendizagem Organizacional é tão importante?

Incluir a aprendizagem organizacional no seu negócio pode trazer muitos benefícios. Alguns deles incluem o aumento da satisfação dos funcionários, maior satisfação dos clientes, diminuição dos índices de turnover, aumento da produtividade (e consequentemente, dos lucros!) desenvolvimento de profissionais em todos os níveis e maior adaptabilidade à organização. 

Além disso, empresas que incentivam e investem em aprendizagem organizacional se tornam mais competitivas no mercado e possuem mais capacidade de reagir rapidamente às mudanças do seu setor.

Parece complicado?

Não se engane: é mais fácil do que você imagina! Se você quer analisar como seria o resultado de inserir aprendizagem organizacional na sua empresa, invista em ações de BenchMarketing para observar as boas práticas de outras empresas e seus resultados positivos. 

4 Dicas para incluir a Aprendizagem Organizacional

E agora que você já decidiu incluir aprendizagem organizacional no seu negócio, separamos algumas dicas que vão ajudar você nesse processo! 

  1. Invista no desenvolvimento dos seus funcionários. Promova cursos, workshops, palestras e afins para manter o fluxo de aprendizagem constante.
  1. Some QIs! Outra boa opção (é gratuita!) é promover brainstorms mensais com equipes de todas as áreas para estudar cases ou solucionar desafios.
  1. Sempre estimule a equipe a refletir nos fracassos e ações que não correram tão bem. Não coloque essas situações como algo frustrante, mas sim como um fator de aprendizagem! Você vai ver a diferença nos resultados.
  1. Permita e incentive os questionamentos com os processos da empresa. Esses desafios podem ser fatores de grande inovação para você. Utilize feedbacks, reuniões one-on-one e muito mais.

Conheça o Eduployment!

O Eduployment é um conceito novo, ainda pouco conhecido ao redor do mundo, que significa, basicamente, a educação voltada para a empregabilidade. Ou seja, é a construção das habilidades necessárias para que o colaborador se destaque no mercado de trabalho. 

Mais do que todos os conceitos atribuídos à Aprendizagem Organizacional, o Eduployment vai além e incentiva os colaboradores a atingirem o seu máximo potencial empregatício.

Esse é um movimento que tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos, como se percebe com o aumento da oferta de cursos livres, webinars, assinaturas de plataformas digitais de aprendizado e também, no aumento da demanda por educação de maneira espontânea entre as pessoas.

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