A aprendizagem organizacional consiste no uso de materiais para o aprendizado dentro do meio corporativo, a fim de promover a qualificação profissional do time de colaboradores. Essa aprendizagem deve acontecer de forma conjunta e é uma ótima oportunidade para fomentar um aprendizado escalável para o time.
Seja CEO, líder ou colaborador, uma coisa é fato: Ser um eterno aprendiz é a chave para o sucesso profissional pessoal e coletivo. Por isso, entender que as oportunidades de obter novos aprendizados e aprimorar os que já possuímos, sem dúvidas, já é um grande passo para o desenvolvimento de carreiras.
Essas oportunidades podem aparecer das mais diversas formas. O conceito de Aprendizagem Organizacional vem dessa ideia de que o alcance de múltiplos conhecimentos sobre demandas corporativas, e pode acontecer de múltiplas maneiras como, por exemplo, por trocas de experiências entre colegas.
Saiba quais são os tópicos que você vai ver neste artigo:
- O que é Aprendizagem Organizacional?
- Por que a Aprendizagem Organizacional é tão importante?
- Como promover a Aprendizagem Organizacional?
- 4 Dicas para incluir a Aprendizagem Organizacional
O que é a Aprendizagem Organizacional?
De início, a Aprendizagem Organizacional pode ser definida como toda e qualquer forma de obtenção de conhecimento, treinamento e desenvolvimento dentro do ambiente organizacional. Tendo como foco, aplicações diretas em situações que ocorrem no cotidiano do trabalho.
Em outras palavras, a Teoria do Aprendizado Organizacional vai além e traz a noção de que o conhecimento gerado e criado dentro de um ambiente de trabalho pode ser usado dentro da própria organização, inovando a forma como as soluções são criadas de modo efetivo e prático.
Esse aprendizado pode (e deve!!!) acontecer de forma conjunta, de modo que os membros do time compartilhem os seus conhecimentos entre si. Além disso, ele pode ocorrer tanto para a obtenção de Hard Skills, quanto para a construção de Soft Skills. Sendo elas: habilidades de comunicação, capacidade de solucionar problemas em equipe, inteligência emocional, tendências de liderança e muito mais.
Ou seja, a Aprendizagem Organizacional é o melhor caminho para otimizar a qualificação profissional e para tornar o desenvolvimento de colaboradores muito mais assertivo e colaborativo.
Como promover a Aprendizagem Organizacional?
Para conseguir atingir esse objetivo, é preciso que a empresa, além de desenvolver uma forte cultura de aprendizagem, realize outras ações para que essa mudança aconteça para o time.
Por isso, separamos algumas formas de como você pode aplicar esse conceito na sua organização.
Estimule o compartilhamento de conhecimento
Desenvolva uma cultura que valorize o conhecimento interno e a interação entre os funcionários de forma que haja um compartilhamento do aprendizado adquirido. A troca de experiências não só fomenta a aprendizagem, como também favorece a criação de um ambiente colaborativo.
Reserve um tempo para aprender as lições que o fracasso pode ensinar
Entender quais ações não estão dando certo e quais habilidades são necessárias para melhorar os resultados é uma etapa fundamental para a Aprendizagem Organizacional. Realize um brainstorm com a sua equipe e, principalmente em projetos que não foram bem sucedidos, encontre nos erros uma ótima oportunidade de entender junto a sua equipe quais estratégias podem ser melhoradas.
Incentive os colaboradores a serem Lifelong Learners
O Lifelong Learner é aquele indivíduo que nunca para de aprender. Nos últimos anos, a educação para a vida toda é uma estratégia bastante discutida por CEOs do mundo todo, os quais indicam que incentivar colaboradores de todos os níveis a continuar sua educação regularmente é, sem dúvidas, fundamental para tornar a Aprendizagem Organizacional muito mais assertiva e alinhada com as constantes mudanças do mercado.
Permita que os colaboradores inovem dentro da instituição
Incentivar a troca de insights entre o time é fundamental tanto para a Aprendizagem Organizacional, quanto para o próprio desenvolvimento da sua empresa. Fornecer um ambiente que esteja aberto para ouvir as ideias de indivíduos e equipes – seja por meio de brainstorms periódicos com todo o time, ou reuniões 1:1 – é uma ótima oportunidade para promover o crescimento colaborativo da sua organização.
Invista no EaD
A pandemia do COVID-19 apenas adiantou algo que já era inevitável para o mundo do trabalho: a digitalização cada vez maior da Aprendizagem Organizacional. Com o surgimento da demanda da nova geração de colaboradores (os quais fazem parte dos Millennials e da Geração Z) por uma trilha de aprendizagem que se adeque a rotina acelerada dessas pessoas, o EaD surge como uma oportunidade de possibilitar o aprendizado a qualquer hora e em qualquer lugar – seja por meio de vídeos, cursos, materiais digitais, podcasts e muito mais.
Por que a Aprendizagem Organizacional é tão importante?
Incluir a aprendizagem organizacional no seu negócio pode trazer muitos benefícios. Alguns deles incluem o aumento da satisfação dos funcionários, maior satisfação dos clientes, diminuição dos índices de turnover, aumento da produtividade (e consequentemente, dos lucros!) desenvolvimento de profissionais em todos os níveis e maior adaptabilidade à organização.
Além disso, empresas que incentivam e investem em aprendizagem organizacional se tornam mais competitivas no mercado e possuem mais capacidade de reagir rapidamente às mudanças do seu setor.
Parece complicado?
Não se engane: é mais fácil do que você imagina! Se você quer analisar como seria o resultado de inserir aprendizagem organizacional na sua empresa, invista em ações de BenchMarketing para observar as boas práticas de outras empresas e seus resultados positivos.
4 Dicas para incluir a Aprendizagem Organizacional
E agora que você já decidiu incluir aprendizagem organizacional no seu negócio, separamos algumas dicas que vão ajudar você nesse processo!
- Invista no desenvolvimento dos seus funcionários. Promova cursos, workshops, palestras e afins para manter o fluxo de aprendizagem constante.
- Some QIs! Outra boa opção (é gratuita!) é promover brainstorms mensais com equipes de todas as áreas para estudar cases ou solucionar desafios.
- Sempre estimule a equipe a refletir nos fracassos e ações que não correram tão bem. Não coloque essas situações como algo frustrante, mas sim como um fator de aprendizagem! Você vai ver a diferença nos resultados.
- Permita e incentive os questionamentos com os processos da empresa. Esses desafios podem ser fatores de grande inovação para você. Utilize feedbacks, reuniões one-on-one e muito mais.
Conheça o Eduployment!
O Eduployment é um conceito novo, ainda pouco conhecido ao redor do mundo, que significa, basicamente, a educação voltada para a empregabilidade. Ou seja, é a construção das habilidades necessárias para que o colaborador se destaque no mercado de trabalho.
Mais do que todos os conceitos atribuídos à Aprendizagem Organizacional, o Eduployment vai além e incentiva os colaboradores a atingirem o seu máximo potencial empregatício.
Esse é um movimento que tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos, como se percebe com o aumento da oferta de cursos livres, webinars, assinaturas de plataformas digitais de aprendizado e também, no aumento da demanda por educação de maneira espontânea entre as pessoas.