Você sabe o que os candidatos pensam sobre a sua marca, sua empresa e o seu processo seletivo? E em como isso impacta diretamente nos seus esforços de recrutamento e seleção?
Segundo o Glassdoor, a má experiência do candidato ou má reputação da empresa são os dois principais motivos pelos quais os candidatos rejeitam ofertas de emprego.
Além disso, de acordo com a plataforma Huffpost, apenas 1% dos clientes reclamam, mas 67% param de fazer negócios com a empresa com a qual estão insatisfeitos. Um artigo do Zendesk ainda afirma que 87% dos clientes contam aos outros sobre boas experiências, mas 95% compartilham as ruins.
Sendo assim, uma boa experiência do candidato é fundamental para seus esforços de recrutamento e seleção. Isso, não apenas preserva os candidatos como clientes, mas também protege sua marca e evita job ghosting (termo em inglês que significa desaparecer sem dar notícias).
Diante desse cenário, como mensurar a experiência do seu processo seletivo e agir em cima dos resultados encontrados? A resposta pode estar na aplicação de pesquisas de NPS enviadas ao seus candidatos.
Neste artigo, além de relacionar a eficiência do seu processo seletivo com uma boa análise das pesquisas de NPS, também vamos abordar os seguintes tópicos:
- O que é NPS de candidato?
- Como o NPS é calculado?
- Como interpretar o NPS?
- Como aplicar na prática?
O que é NPS de Candidato?
NPS (Net Promoter Score) de candidatos, também conhecida como CNPS (Candidate New Promoter Score) é uma métrica que sua empresa pode usar para medir a impressão que os candidatos têm do seu processo seletivo e da sua marca empregadora. Em outras palavras, é como os candidatos avaliam a experiência do seu processo seletivo e a compartilham com outros.
Essa métrica foi originalmente introduzida há alguns anos atrás por Fred Reichheld e o time da Bain & Co, como uma forma de empresas avaliarem a fidelidade do seu cliente. Entretanto, o conceito também pode ser aplicado à experiência de contratação.
Em uma escala, os candidatos respondem à pergunta “De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar [algo] para um amigo ou colega?”. As opções de resposta são uma escala crescente , em que 0 é “nem um pouco provável” e 10 é “extremamente provável”. As respostas são categorizadas em 3 grupos:
- 9 ou 10 (promotores): Candidatos que responderam com 9 ou 10 são promotores. Eles têm a maior probabilidade de recomendar sua empresa. São leais e mais entusiasmados, além de serem defensores públicos da marca.
- 7 ou 8 (neutros): Candidatos que responderam com 7 ou 8 são neutros, são considerados passivos. Eles até gostam da sua marca, mas não são fiéis. Se forem impactados positivamente pela concorrência, provavelmente deixarão de aplicar novamente para sua empresa.
- 0 até 6 (detratores): Candidatos que responderam de 0 a 6 são detratores, aqueles que não recomendariam a marca para um amigo e que podem falar mal da sua marca para outros.
Como o NPS é calculado?
Calcular e acompanhar o NPS é, sem dúvidas, algo que só traz benefícios a qualquer tipo de empresa, independente do ramo de atividade.
Pensando nisso, a Plooral possui a pesquisa de forma nativa em sua plataforma, assim como o indicador calculado para as empresas que a utilizam. Você pode visualizar a nota anonimizada do candidato e também os comentários deixados por ele sobre o processo de aplicação.
Depois de ter os resultados da pesquisa e sua classificação, é hora de calcular o Net Promoter Score. Caso você não possua uma ferramenta que faça isso, ou quiser entender mais do cálculo, este é feito da seguinte forma:
Net Promoter Score =(% PROMOTORES – % DETRATORES)*100= NPS
Como interpretar o NPS?
O resultado desse cálculo pode ser interpretado da seguinte forma:
Se a sua marca possui um NPS acima de 50, é um número considerado bom, mas como mostrado na figura anterior, quanto maior o NPS, melhor será para sua empresa. O objetivo é sempre ter um alto percentual de “promotores” (notas 9 e 10) e um baixo percentual de “detratores” (notas 0 a 6).
Como aplicar o NPS na prática?
O NPS pode ser medido enviando questionários aos candidatos ao finalizarem uma etapa do seu processo seletivo (após a aplicação para uma vaga ou uma entrevista, ao finalizar o processo seletivo, etc). A pesquisa pode ser enviada por e-mail, formulários virtuais ou entrevistas.
Aqui na Plooral, por exemplo, enviamos a pesquisa no momento em que um candidato finaliza a aplicação de uma vaga, e isso é feito diretamente pela plataforma.
Para uma avaliação final da pesquisa, é importante realizar uma amostra representativa de candidatos para obter resultados precisos. A análise dos dados coletados deve ser usada para identificar áreas de melhoria no processo seletivo e para tomar decisões estratégicas, baseadas em dados, sobre a experiência do candidato no processo.
Com o NPS de candidatos, o seu time de recrutamento e seleção tem a possibilidade de identificar problemas específicos no processo seletivo, assim como entender o que mais funciona.
Isso permite à equipe tomar medidas para corrigir problemas e melhorar a experiência dos candidatos. Sendo assim, o NPS também pode ser usado como indicador de desempenho para a equipe de R&S.
O Net Promoter Score é uma métrica muito comum nos círculos de vendas, marketing e relacionamento com o cliente. O uso de uma métrica comum, como o NPS, cria uma linguagem compartilhada que as equipes de talentos podem usar para criar um novo caso de negócios.
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