Escolhemos as melhores para você.

Receba, no seu e-mail, a nossa seleção de notícias mais relevantes sobre contratação e desenvolvimento de carreira.

People Analytics: O que é e qual a importância?

Entenda o conceito e da importância do People Analyticsm, uma abordagem de análise de dados que pode impulsionar a gestão de pessoas e o sucesso organizacional.

People Analytics, ou análise de pessoas, é um método que utiliza a tecnologia para analisar dados de colaboradores nas empresas. 

Os processos de organizar contratações e processos internos, tomar decisões mais assertivas e otimizar o recrutamento e seleção nem sempre são simples.

Como solução, o método People Analytics permite uma análise de pessoas completa. Com a ajuda da tecnologia e softwares especializados, ele permite que sua empresa encontre mais facilmente um profissional cujo perfil esteja mais alinhado a sua vaga. 

Esse processo também auxilia o RH a entender a satisfação e o desempenho dos seus atuais funcionários. Com um banco de dados com esses registros em tempo real, as empresas podem avaliar de forma estratégica aqueles que fazem parte do time atual, e os que ainda farão. 

 

Neste artigo, além de determinar esse conceito, vamos elaborar os seguintes tópicos:

  • O que é People Analytics?
  • Qual a importância do People Analytics?
  • Vantagens e benefícios no recrutamento e seleção.
  • Passo a passo do People Analytics.
  • People Analytics no RH estratégico.

 

O que é People Analytics?

Para compreender do que se trata o termo People Analytics, primeiro é importante compreender o que o Big Data e as plataformas de ATS podem fazer por sua marca.

De forma objetiva, o Big Data é o mesmo que dados, coletados para uma empresa ou um servidor. Esses dados são complexos, extensos e dependem de um software para serem armazenados e analisados posteriormente por um especialista, também denominado Data Scientist.

Já ATS é a sigla para Applicant Tracking System, uma plataforma que faz uma gestão eletrônica de currículos, informações sobre candidatos e etapas de processos seletivos.

Esses dois sistemas estão intimamente relacionados ao uso da tecnologia para favorecer e otimizar seu RH, revolucionando todos os processos nele inclusos. Neles, encontram-se as informações analisadas pelo People Analytics, um método que gera o aprimoramento de atividades e da gestão de pessoas em uma companhia.

O People Analytics coleta, organiza e analisa os dados dos seus colaboradores, assim como os de candidatos para os seus processos seletivos.

 

Qual a importância do People Analytics? 

Essa ferramenta é importante para o planejamento e estratégias no que diz respeito à gestão de pessoas. Observando os dados coletados, torna-se mais fácil traçar suas futuras ações e responder a perguntas como:

  • Como meu time se sente com relação a sua função na empresa? E com o restante da equipe?
  • Existem problemas no meu ambiente organizacional? Quais?
  • Qual candidato se aplica melhor a determinada vaga?
  • Meu processo seletivo pode melhorar? 
  • Quem deve passar para a próxima etapa do processo seletivo?

Entre outras questões, avaliando também os perfis de colaboradores em sua empresa a fim de construir um bom relacionamento entre a equipe. 

Vantagens e benefícios no recrutamento e seleção

Agora que você já sabe a importância do People Analytics, que tal se aprofundar em seus benefícios?

O método deve ser aplicado com o acompanhamento do RH no desenvolvimento de relatórios operacionais e avançados ou outras pesquisas internas, que permitam o uso da estatística na solução de problemas.

Entre os benefícios dessas pesquisas em uma organização, vale listar:

  • Redução de custos

Reter uma grande quantidade de dados em pesquisas é valioso para sua companhia. Um planejamento certeiro evita o uso indevido de recursos e garante a redução dos custos. 

  • Maior atração de talentos

Construir uma marca forte no mercado, conhecida por um bom relacionamento com colaboradores é um grande atrativo. Sua marca é empregadora? Ela atrai talentos como você gostaria?

Se a resposta para essas questões for incerta, investir em um método de People Analytics para melhorar sua gestão de pessoas e o contentamento de seu time é essencial.

  • Redução do Turnover

A análise da satisfação e desempenho dos colaboradores também permite um maior alinhamento da equipe com as necessidades e valores da empresa, para além de apenas qualificações técnicas.

Com funcionários satisfeitos e compatíveis com a vaga, a redução do Turnover é garantida.

  • Planejamento e tendências

Uma análise de dados eficiente pode ser muito útil em diversos aspectos de uma companhia. Como na resolução e antecipação de problemas. 

Pesquisas de satisfação ajudam a entender as queixas e apreciações de seus funcionários (e candidatos), permitindo que seu RH esteja preparado para mudanças e por dentro de tendências.

 

Passo a passo do People Analytics

Agora que você já sabe o que é, a importância e as vantagens de aplicar o People Analytics na sua empresa, chegou o momento de entender como isso é feito.

Para isso, trouxemos um passo a passo de como aplicar esse método na sua estrutura organizacional.

  • Escolha do Software

Escolher o software que vai analisar seus dados e entregar os resultados necessários para sua empresa é o primeiro passo. Há diversas opções no mercado, algumas já bastante conhecidas e outras mais recentes.

Para isso, reveja os valores de sua empresa e busque a opinião de candidatos e funcionários sobre o que eles mais valorizam. 

Por exemplo, se muitos candidatos reclamam da demora ou da robotização de alguns processos seletivos, e sua empresa visa uma maior humanização, o ideal é procurar por sistemas compatíveis com esse ideal. 

  • Preparação da Equipe

Selecionado o software que vai analisar os dados documentados, é necessário treinar e preparar seu RH para aplicar as pesquisas – e o restante do time a recebê-las. 

Conscientizar a todos sobre a importância de serem honestos e estarem determinados a criar um melhor ambiente de trabalho é uma forma de garantir os melhores resultados.

  • Determine fatores mais relevantes a serem analisados

Qual tem sido o maior problema em sua empresa? O Turnover pela falta de alinhamento entre colaboradores e suas vagas? Ou o processo de recrutamento e seleção em si?

Uma vez identificadas as suas dores, o terceiro passo de aplicar o People Analytics é determinar quais são os fatores mais relevantes a serem analisados em sua companhia. 

A partir daí, as pesquisas te ajudam a traçar caminhos e alternativas a serem seguidas para solucionar essas questões. Se seu maior obstáculo tem sido o processo seletivo em si, uma boa plataforma ATS pode salvar a forma como você recruta seus colaboradores.

 

People Analytics no RH estratégico

Um RH estratégico é necessário diante de tantas mudanças e evoluções na forma como lidamos com as pessoas. Assim como as tecnologias moldam cargos e funções diante de uma era de revoluções nos processos

Para ajudar nessas mudanças e adaptações, é importante unir o melhor da habilidade e conhecimento humano às ferramentas proporcionadas pela tecnologia. Esta é uma forma de manter seu Recrutamento e Seleção atual, competitivo e valorizado no mercado, além de atrair cada vez mais candidatos qualificados e alinhados.

Agora que você já sabe o que é, a importância e como aplicar o People Analytics, que tal começar? 

Aqui na Plooral, a soma entre pessoas e tecnologias se dá por meio da nossa plataforma ATS, que facilita os processos do RH e garante uma boa experiência ao candidato. 

Agende uma conversa com nossos especialistas e venha saber mais sobre o RH do futuro!

Posts em destaque