Questionários e testes assertivos para seus candidatos são ferramentas poderosas que transformam o seu processo seletivo e sua marca empregadora. Confira como aplicá-los da forma correta!
Existem muitos desafios na hora de avaliar candidatos. Afinal, trata-se de uma operação que deve ser cuidadosa e muito bem estruturada.
Um grande obstáculo das empresas é desenvolver processos seletivos que sejam efetivos, assertivos, mas também bem avaliados pelos candidatos.
No recrutamento e seleção, é importante priorizar a experiência do candidato com transparência e boa comunicação, além de evitar processos seletivos muito longos e cansativos.
Nesse contexto, os testes e questionários são etapas muito importantes do processo de recrutamento. Quando criados de forma estratégica e assertiva, os resultados são efetivos e a seleção muito mais prática e certeira.
Mas, afinal, como são os questionários ideais para o recrutamento? E como desenvolvê-los para sua empresa?
Essas e outras dúvidas serão abordadas neste artigo, assim como os tópicos:
- Qual a importância dos questionários no recrutamento e seleção?
- Qual a importância dos questionários para o fit cultural?
- 4 passos para criar questionários estratégicos
- Como a Plooral otimiza seu recrutamento e seleção?
Qual a importância dos questionários no recrutamento e seleção?
Estruturar um processo seletivo inteligente é a melhor forma de oferecer boas experiências para seus candidatos e profissionais de RH que os conduzem.
Para encontrar o candidato mais compatível com a vaga, é importante analisar aspectos como habilidades e conhecimentos técnicos, perfil psicológico ou emocional, por exemplo. E é aí que entram os testes e questionários.
Primeiramente, é necessário analisar a vaga criada e os seus requisitos, com perguntas como:
- Quais as hard skills (habilidades técnicas, mensuráveis) e soft skills (habilidades sociais e subjetivas) necessárias?
- Essa vaga exige testes técnicos, como cases?
- Qual o perfil de colaborador que eu preciso para essa função?
- Quais perguntas são essenciais na entrevista?
Essas questões te ajudam a desenvolver o perfil ideal de candidato que sua empresa busca para ocupar tal vaga e, consequentemente, a elaborar os testes e questionários do processo seletivo.
Uma vez determinadas as necessidades da vaga, as etapas do recrutamento podem ser desenvolvidas com o uso de diferentes instrumentos de avaliação. Entre eles, vale citar:
- Provas situacionais;
- Testes psicológicos e comportamentais;
- Jogos e atividades criativas;
- Perguntas sobre vivências e experiências anteriores.
Vale ressaltar que, sozinhos, os testes e questionários não bastam para recrutar um profissional. Eles auxiliam na compreensão de um perfil e na tomada de decisão que, por sua vez, também inclui entrevistas e o fit cultural.
Qual a importância dos questionários para o Fit Cultural?
Diversos aspectos devem ser levados em consideração na hora da contratação de um colaborador. Entre eles, um muito importante é o fit cultural.
Mas, afinal:
O que é o fit cultural?
O fit cultural consiste em ponderar se um candidato é capaz de se adaptar à cultura organizacional da sua empresa. Ele analisa se os valores e objetivos do profissional e da empresa estão alinhados e se há uma compatibilidade entre colaborador e o que ele vai encontrar no dia a dia no ambiente de trabalho.
Com uma cultura organizacional bem definida e difundida na empresa, o engajamento, a motivação e, consequentemente, a produtividade dos times, tendem a ser muito maiores.
Por que é importante considerar o fit cultural na hora de elaborar os questionários e testes?
Quais são os valores e a visão que você espera de um colaborador?
Se um candidato espera flexibilidade no modelo de trabalho e benefícios, por exemplo, esta é uma característica que ele vai encontrar na sua empresa?
O fit cultural dirá se há um alinhamento de interesses antes mesmo do início de etapas de testes e entrevistas.
Em plataformas de recrutamento, ele pode organizar e já definir quais candidatos têm o perfil desejado, com uma apresentação da empresa e perguntas direcionadas ao candidato, como:
- Quais são os seus valores?
- Qual o seu local de trabalho ideal?
- Quais as melhores práticas que você traz de outros lugares onde já trabalhou anteriormente?
- Por que você gostaria de trabalhar aqui?
Se quiser saber ainda mais sobre fit cultural, aqui na Plooral temos um artigo inteiro dedicado ao tema! Clique aqui para acessar.
4 passos para criar questionários estratégicos
1- Análise das necessidades da vaga
Como já comentamos, uma análise das características e objetivos da vaga e do perfil desejado pela empresa são os fatores que melhor indicarão quais testes são relevantes e quais são desnecessários.
Priorizando a facilidade da realização dos processos seletivos remotos, a maioria dos testes e questionários ainda tende a ser online, em plataformas adequadas e funcionais.
2- Estruturação do processo e suas etapas
Já sabe quais as necessidades da vaga e o perfil do candidato que sua empresa está buscando? Agora é o momento de estruturar o processo seletivo e suas etapas, desde uma apresentação da empresa e do fit cultural, até as fases de questionários e entrevistas.
Se for necessário, é válido solucionar essa questão com o auxílio e orientação de profissionais especializados apenas para o recrutamento, consultorias ou plataformas que agilizem e te guiem nessa estruturação.
3- Escolher os testes e questionários adequados.
Existem muitos testes e etapas interessantes para aplicar na jornada do seu candidato, desde que sejam condizentes com uma estratégia de recrutamento.
É importante criar testes e etapas que façam sentido dentro do que ele pretende investigar, mas que não fiquem cansativas e exaustivas para os candidatos.
Excesso de perguntas, testes longos e fases desnecessárias apenas atrasam seu recrutamento e prejudicam a experiência do profissional, assim como a avaliação posterior da sua marca.
A melhor trilha do candidato é aquela que é personalizada para a vaga, humanizada e inteligente. Perguntas interessantes e relevantes para além dos clichês e feedbacks constantes também são diferenciais para destacar seu processo seletivo mesmo quando um profissional não é aprovado.
Alguns que valem a pena ser considerados são:
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Testes psicométricos ou comportamentais.
A psicometria é uma área da Psicologia que se utiliza da estatística para medir resultados.
Esses testes analisam a aptidão e a capacidade cognitiva do profissional, apresentando seus pontos fracos e fortes, a maneira como ele se relaciona com outros colaboradores e outros padrões de comportamento.
Eles revelam, por exemplo, se um profissional é extrovertido. Um fator importante tratando-se de casos nos quais as funções da vaga exigem constante trabalho em equipe.
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Testes de conhecimentos específicos.
Estes são os testes técnicos, voltados para os conhecimentos mensuráveis exigidos na função. Dissertativos ou de múltipla escolha, eles são geralmente focados em uma única área do conhecimento, como por exemplo: habilidades básicas em uma linguagem de programação exigida na vaga.
➡️Testes de linguagens
Entre os conhecimentos específicos determinados pela vaga, também existem os testes de línguas, para analisar o domínio do candidato por uma língua estrangeira, como inglês ou espanhol.
➡️Cases
Os cases também são maneiras de analisar as habilidades técnicas e as hard skills do seu candidato. Nele, é aplicado um desafio ou solução para uma atividade relacionada a função da vaga.
Se a vaga de produtor de roteiros para vídeos, o case pode conter o desenvolvimento de um mini-roteiro com instruções, por exemplo.
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Dinâmicas e jogos
Individuais ou em grupo, as dinâmicas e jogos no processo seletivo são formas criativas de analisar o comportamento de candidatos, desde que sejam relevantes para a vaga e confortáveis para os profissionais envolvidos.
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Testes de aptidão
Esses testes são mais específicos do que os de personalidade ou comportamento. Eles avaliam estímulos como, por exemplo:
- Atenção Concentrada (AC ; D2);
- Inteligência não verbal (Raven, R1, G38);
- Inteligência verbal;
- Cálculos numéricos;
- Percepção;
- Memória.
4- Atentar-se para feedbacks e opiniões de candidatos
Por fim, mantenha uma boa comunicação com seus candidatos e, após o fim do processo seletivo, peça sempre avaliações e sugestões de profissionais – sejam eles aprovados ou não.
Agora você já sabe alguns dos principais testes e questionários, assim como analisar a melhor forma de aplicá-los no seu recrutamento.
Mas, caso precise de ajuda para estruturar seu processo seletivo e torná-lo muito mais prático, relevante e assertivo, a Plooral te conta como:
Como a Plooral otimiza seu recrutamento e seleção?
A Plooral oferece uma plataforma ATS para transformar sua forma de recrutar, e serviços integrados caso você precise de profissionais para auxiliar na seleção de candidatos.
Com todo o suporte que você precisa, nossos profissionais de recursos humanos realizam uma triagem, aplicam testes personalizados e monitoram o andamento dos possíveis colaboradores até o fechamento da vaga.
Além de tudo, a Plooral permite a integração com sistemas nativos, customizados, e com as melhores plataformas de recrutamento e seleção do mercado, como a Mindsight, que fornece excelentes Testes Comportamentais.
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