As Soft Skills são um conjunto de habilidades voltadas à forma como o colaborador lida com as situações do seu cotidiano. Ou seja, habilidades mais subjetivas e relacionadas ao comportamento, como liderança, ética, proatividade, dentre outras.
Se você faz parte de algum time de RH, você deve saber que as soft skills são requisitos fundamentais na hora de recrutar novos colaboradores.
Afinal, o que faz a diferença no crescimento da empresa é a capacidade dos membros da equipe de lidar com as situações – principalmente, durante o gerenciamento de crises.
Mas avaliar essas características não é uma tarefa fácil. Para um match de sucesso com o candidato, é necessário que o recrutador estabeleça quais habilidades se encaixam no perfil buscado.
Além disso, é necessário que ele trace estratégias que vão definir se o colaborador, de fato, se encaixa nos requisitos da empresa. Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre soft skills, além de formas de como avaliá-las.
Saiba os assuntos que você vai ficar por dentro com esse artigo:
- O que é Soft Skills?
- Quais são os tipos de Soft Skills?
- Qual é a importância das Soft Skills?
- Quais as diferenças entre Soft Skills e Hard Skills?
- Como avaliar Soft Skills?
O que é Soft Skills?
As soft skills são habilidades mais subjetivas, ligadas à capacidade do colaborador de lidar com situações do cotidiano da organização a qual faz parte.
Ou seja, habilidades pessoais, de comunicação e de personalidade, além de traços de caráter, atributos de carreira, inteligência social e inteligência emocional.
Geralmente, essas competências são avaliadas por recrutadores durante os processos seletivos, nos quais são observados tanto a forma com que o candidato lida com os problemas em grupo, quanto com questões individuais.
Todavia, por serem habilidades mais subjetivas, avaliar se o candidato possui o perfil buscado não é uma tarefa fácil. O recrutador precisa analisar os traços de personalidade, entender quais são os requisitos que irão fazer a diferença na empresa e encontrar formas de avaliar essas competências de forma efetiva.
Quais são os tipos de soft skills?
O conjunto de competências buscado pode variar de acordo com o cargo em questão. Por exemplo, se você abriu uma vaga para o setor de marketing da sua empresa, uma das características mais importantes é a habilidade de comunicação desse candidato. Ou seja, a avaliação vai depender da vaga e deve estar alinhada com as situações que o colaborador vai encontrar nesse cargo em específico no futuro.
Saiba quais são as principais skills para os próximos anos
Um relatório realizado pela Bureau of Labor Statistics, após uma série de pesquisas alinhadas com as mudanças no mundo do trabalho, definiu quais habilidades estarão em alta nos próximos anos. Confira abaixo quais são:
1 – Solução de Problemas Complexos
2 – Aprendizado Ativo
3- Pensamento Crítico
4- Inteligência Emocional
5- Originalidade
6- Criatividade
7- Gestão de Pessoas
8- Julgamento & Tomada de Decisões
9- Fluência de Ideias
10- Análise de Contextos
Como você deve ter percebido, a maioria dessas soft skills estão relacionadas a duas palavras-chave principais: Inteligência Emocional e Resolução de Ideias. Isso porque, são elas que vão dar ao seu colaborador a capacidade de gerir e impulsionar todas as outras habilidades.
Ainda segundo o relatório da Boreau, outro fator entra em jogo quando o assunto é habilidades: a capacidade de construir novas soft skills. Nos últimos anos, um dos principais desafios enfrentados por CEOs ao redor do mundo é o “gap de habilidades”.
Isso porque, encontrar profissionais especializados, que possuam as soft skills necessárias para o desenvolvimento das empresas, tornou-se uma tarefa cada vez mais difícil.
Como o Eduployment ajuda no desenvolvimento dessas habilidades?
O termo Eduployment é a junção das palavras “education” (educação) + “employment” (emprego). Ou seja, é a educação para a empregabilidade. Com o Eduployment, empresas e colaboradores conseguem desenhar trilhas de aprendizado para a construção de habilidades que serão essenciais para o sucesso nos resultados da empresa.
Além disso, o Eduployment propõe que o aprendizado ocorra de forma contínua – ou seja, que o colaborador se torne um lifelong learning – e permite que o aprendizado ocorra de forma personalizada, de qualquer lugar e em qualquer momento.
Qual é a importância das Soft Skills?
Para que todas as outras habilidades sejam desenvolvidas (inclusive as hard skills) é fundamental que o colaborador tenha soft skills que permitam um bom gerenciamento das situações que serão enfrentadas.
Segundo o relatório Global Trends Report do LinkedIn, cerca de 92% dos recrutadores acreditam que as soft skills são tão importantes quanto as hard skills. Além disso, cerca de 89% das contratações que não foram bem-sucedidas são atribuídas a ausência das soft skills adequadas.
O “soft skills gap”
Nos últimos anos, a lacuna de habilidades tem sido um assunto cada vez mais discutido por CEOs do mundo todo. Mas engana-se quem pensa que esse problema envolve apenas a construção de habilidades técnicas.
Em cargos de liderança, por exemplo, é fundamental que o colaborador tenha as soft skills necessárias para conduzir a sua equipe. Todavia, o que se percebe é que encontrar profissionais com as habilidades necessárias tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil.
Para solucionar esse problema, empresas e lideranças têm optado pelo desenvolvimento e qualificação de soft skills em potenciais talentos. Essa estratégia é interessante porque permite que a empresa consiga direcionar o aprendizado para as habilidades que serão diretamente aplicadas dentro da organização.
Esse aprendizado pode acontecer por meio de trilhas de aprendizagem, por um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e, principalmente, por uma plataforma de Eduployment que facilite e otimize essa jornada de qualificação.
Qual é a diferença entre Soft Skills e Hard Skills?
As hard skills são habilidades técnicas, as quais podem ser mensuradas, e são desenvolvidas por meio de cursos, graduações, educação tradicional, etc. Geralmente, são competências estáveis e que estão diretamente ligadas à carreira escolhida pelo profissional.
Já as soft skills são habilidades sociais – tais como, comunicação, ética, capacidade de resiliência, entre outras. Elas são fundamentais para o desenvolvimento das atividades e, por serem mais subjetivas, precisam ser avaliadas com cautela pelos recrutadores.
Como avaliar soft skills?
O primeiro passo para avaliar as habilidades é traçar o perfil de habilidades que são fundamentais para a vaga. Dessa forma, você consegue entender qual é a melhor estratégia para avaliação.
A avaliação de soft skills pode acontecer no momento do questionário, por meio de testes, e também durante a entrevista. Para ambas as situações, o importante é desenvolver as perguntas certas e analisar com cautela as respostas para entender se o candidato se encaixa no perfil.
Na Plooral, você pode montar questionários personalizados para que, logo nas primeiras etapas, você encontre candidatos que realmente possuem potencial. Além disso, a nossa solução também conta com entrevista remota direto da plataforma, para que a avaliação ocorra de forma ainda mais prática e efetiva.
Conheça a Plooral e comece hoje mesmo a atrair talentos mais qualificados.