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Estabelecendo uma comunicação efetiva com candidatos

Estratégias eficazes para aprimorar e manter a comunicação com os seus candidatos, mantendo-os informados e engajados durante o processo seletivo.

Nos últimos anos, a comunicação tornou-se uma das principais estratégias para o recrutamento de candidatos nas empresas. Ter um acompanhamento de qualidade com os candidatos do início ao fim do processo de recrutamento é, comprovadamente, uma forma de aumentar a satisfação dos candidatos e as taxas de conversão. 

3 pontos que provam a necessidade de uma comunicação efetiva nos dias de hoje

  • O mercado de talentos está mais competitivo: Hoje em dia, as empresas estão investindo em aprimorar a experiência de seus candidatos de ponta a ponta durante o processo. Com a competitividade do mercado de talentos atualmente, ações humanizadas e personalizadas fazem toda a diferença. As estratégias de comunicação têm um papel importante nessa jornada focada no candidato.
  • Humanização veio para ficar: Com o crescimento de tecnologias e plataformas de automação, também cresceu a necessidade de se humanizar esses processos demasiadamente “robóticos”. 
  • O tempo para preencher indicadores é menor: Com a concorrência no mercado, o tempo e preenchimento de indicadores diminuiu para os recrutadores ao longo do último ano. As estratégias de comunicação possuem um papel fundamental para auxiliar a converter candidatos através do seu funil de contratação em menos tempo. Se um candidato passar dias sem uma resposta sua, ele provavelmente irá para um concorrente que possua uma comunicação mais ágil. 

Em adição aos importantes pontos acima, existem mais alguns dados que mostram como a falta de uma comunicação efetiva e humanizada pode prejudicar até mesmo o seu employer branding:

  • Mais de 84% dos candidatos esperam ouvir um feedback no início do processo seletivo 
  • 72% das pessoas estão compartilhando suas experiências com as empresas para o público – amigos, familiares ou por meio de redes sociais. 
  • 84% dos candidatos acreditam que uma experiência negativa afeta a reputação da empresa. 

Quais os desafios em ter uma estratégia de comunicação efetiva com seus candidatos?

Os três principais fatores que impedem as empresas de ter uma boa estratégia de comunicação com os candidatos são: Volume, Sobrecarga, Tarefas e Tempo. A falta de equilíbrio entre essas três variantes acaba gerando uma sobrecarga e bloqueios, o que resulta na má comunicação com os candidatos. Vamos entender melhor como: 

Volume: A alta demanda para uma vaga acaba consumindo muito o tempo da equipe e exigindo mais trabalho do contratante.

Sobrecarga: Sem uma automação inteligente, o alto volume pode acabar sobrecarregando a equipe, que precisa realizar as atividades manualmente.

Tarefas: As tarefas manuais em um grande volume de candidaturas associadas a sobrecarga são fatores que podem influenciar o seu processo de forma negativa.

Tempo:  Todos esses fatores associados levam a falta de tempo por parte do time, o que por fim, prejudica a realização de uma comunicação eficiente e humanizada com os seus candidatos.

Todas estas questões estão relacionadas a falta de automação e tecnologias inovadoras que auxiliam no processo de contratação. No Plooral, resolvemos os seus problemas com a estratégia de comunicação, a partir de recursos inovadores e automatizados que agilizam o recrutamento do início ao fim, mantendo-o o mais humanizado possível para os candidatos. 

O que os candidatos esperam das empresas na hora de participar de um processo seletivo?

Comunicação e feedback! Os candidatos hoje em dia esperam mensagens pessoais e personalizadas dos recrutadores quando iniciam um processo de candidatura.

Por isso, comunicar cada etapa de seu processo de contratação, fornecer um cronograma pré-estabelecido do que vai acontecer nas próximas semanas e estabelecer um sistema de notificação em tempo real são maneiras diferentes de abordar o candidato com transparência, e causar um impacto positivo com a sua experiência geral de candidatura.

Estas estratégias de comunicação também irão alavancar a sua marca empregadora, aumentando sua popularidade entre os grandes talentos no mercado. 

Como montar uma estratégia de comunicação eficaz? 

  • Planeje em quais etapas do seu funil de contratação você deve contatar os seus candidatos: Com o Plooral, todo esse processo é automatizado! Você só precisa arrastar o card do candidato para a etapa em que ele se encontra no processo seletivo e uma mensagem personalizada será enviada para ele automaticamente. 
  • Planeje os tipos de atualização que você gostaria de dar aos seus candidatos: Isso pode incluir mudanças no status da candidatura, agendamento de entrevistas, feedbacks sobre os cronogramas de contratação do gerente e afins.

  • Mantenha um estilo de comunicação uniforme e pessoal com toda a equipe de contratação: Garanta que todos os que exercem contato direto com o candidato mantenham um estilo de comunicação pessoal e uniforme. Não esqueça que pessoal não quer dizer não-profissional e que essas mensagens pessoais devem conter o primeiro ou último nome do candidato, assim como informações específicas sobre o seu processo. 

  • Candidatos desqualificados não podem ser deixados de fora: As mensagens de rejeição devem acompanhar um feedback personalizado com o porquê do candidato não ter sido qualificado para aquela vaga. Deixe seu feedback ainda mais especial dando dicas para que ele melhore nas próximas aplicações e mantendo suas portas sempre abertas para aquele talento. 

  • Trate seus candidatos como clientes! Mantenha seu mindset focado em clientes quando se trata da comunicação com os candidatos. As pessoas que aplicam para a sua vaga devem receber o mesmo respeito, compreensão e empatia que um cliente pagante teria na sua empresa. Isso também significa manter a constância, eficiência e gentileza nas suas estratégias de comunicação. 

  • Esteja disponível para os seus candidatos! Os candidatos querem ser reconhecidos e escutados. Eles podem ter muitas dúvidas enquanto passam pelo processo seletivo, por isso, é importante ter um canal de comunicação aberto e direto com eles. Com o Plooral, você pode gerenciar a sua própria inbox de mensagens diretas na própria plataforma, ou redirecionar para o seu inbox corporativo, tornando assim o contato e as respostas mais fáceis e organizadas. Na plataforma, você também pode visualizar quando os candidatos recebem e visualizam as mensagens, tornando a comunicação o mais transparente possível.

Como manter uma comunicação constante com os candidatos?

  • Investigue o que funciona ou não na sua comunicação e o que pode estar atrapalhando a experiência do candidato na sua empresa 
  • Peça feedback do processo para os candidatos para que você possa sempre melhorar a sua estratégia a partir do pensamento dos seus candidatos.
  • Utilize padrões e tons semelhantes para gerar suas comunicações. Com o Plooral, você pode criar templates de mensagem ilimitados e enviá-los em diferentes fases do seu funil de contratação. 

Como nós podemos te ajudar?

Com a Plooral, você pode criar templates de mensagens personalizados para cada etapa do seu processo seletivo, adicionar gatilhos de comunicação, utilizar etiquetas personalizadas, controlar a sua própria caixa de mensagens, organizar toda sua comunicação com o nosso quadro Kanban e muito mais! 

Entre em contato com um dos nossos especialistas e saiba mais sobre as nossas funcionalidades e como podemos te auxiliar.

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