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Employer Branding: O que é e 5 dicas de como melhorar

5 dicas para construir sua marca empregadora de sucesso. Como o Employer Branding pode atrair e reter os melhores talentos para sua empresa.

O “Employer Branding” – ou, em tradução livre, marca empregadora – é um conjunto de estratégias voltadas para a construção de uma imagem positiva acerca da empresa.

Com a escassez de candidatos sendo um problema cada vez mais comum para o R&S, ter uma imagem positiva acerca da sua organização é fundamental para a atração de candidatos qualificados.

Segundo uma pesquisa realizada pela revista Exame, cerca de 70% dos candidatos consideram o Employer Branding na hora de aceitar – ou não – uma proposta de emprego.

Construir um bom Employer Branding nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, envolve uma série de técnicas e estratégias que vão definir a impressão dos colaboradores acerca da empresa. Pensando nisso, reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre Employer Branding e como encontrar a melhor estratégia para o seu time. Boa leitura!

Neste artigo você vai ver:

  • O que é o Employer Branding?
  • Qual é a importância da experiência do colaborador?
  • Como melhorar o Employer Branding?

O que é o Employer Branding?

O Employer Branding consiste na construção de uma marca empregadora positiva para a sua empresa. Ou seja, a impressão que os profissionais possuem da sua organização, desde o período de recrutamento até a fase de desligamento.

Quando um profissional se interessa pela vaga, a primeira coisa que ele faz é buscar qual é o nível de satisfação que os colaboradores dessa empresa possuem. Essa busca pode acontecer de diversas formas, desde uma conversa com um contato que faça parte da organização até a busca pela imagem da empresa nas redes sociais.

De acordo com a revista Exame, cerca de 76% dos profissionais buscam as empresas em redes sociais e páginas de opinião.

Com o aumento na escassez de candidatos qualificados, criar a imagem de uma empresa na qual os profissionais desejam fazer parte tem sido um desafio cada vez mais difícil. Afinal, para que os melhores talentos se interessem pela sua vaga é importante que a sua empresa também tenha um destaque no mercado. 

Mas a importância do Employer Branding não para no recrutamento e seleção. Além da atração de candidatos, o Employer Branding é importante para a retenção de colaboradores. Isso porque, é a percepção que o profissional tem da sua empresa que vai definir a permanência dele no seu time. Ou seja, ele vai considerar fatores como clima organizacional, plano de carreira, engajamento, espaço de trabalho, etc.

Saiba o que é o Employer Experience

Você sabe muito bem que a Customer Experience (CX) tem papel fundamental para o sucesso de um negócio, certo? Mas você já pensou como a Employee Experience (EX) interfere na experiência do cliente?

O Employee Experience — ou melhor, experiência do funcionário — tem um conceito similar ao Customer Experience — experiência do consumidor. Porém, enquanto o CX tem o objetivo de proporcionar experiências memoráveis ao consumidor, o EX é focado no público interno, ou seja, colaboradores da sua empresa. Afinal, não há um divulgador melhor da sua empresa do que um colaborador que veste a camisa.

A ideia é semelhante à experiência do cliente — Customer Experience. Assim como você precisa conhecer muito bem o consumidor para oferecer as melhores soluções, também é preciso entender seus colaboradores, se deseja proporcionar um ambiente agradável e que atenda às necessidades deles e da sua empresa.

O que não é Employer Branding

Diferente do conceito de “Branding” ligado ao marketing, o Employer Branding é a junção de dois pontos principais: a características compartilhadas pelos seus colaboradores e como a reputação da sua marca chega ao mercado.

Além de entender esses fatores, é importante diferenciar o que, na prática não faz parte da ideia proposta pelo Employer Branding – aquela ação de natal que a empresa posta no LinkedIn, por exemplo, é apenas um evento pontual e não se encaixa no grupo de diferenciais que compõem esse conceito. Alguns outros exemplos podem ser listados como ações que não são Employer Branding:

  • Festa de fim de ano da empresa
  • Ranking de melhores colaboradores do mês
  • Brindes de Onboarding
  • Escritório moderno, com jogos e ambiente gourmet

Qual é a importância do Employer Branding?

Proporcionar uma boa experiência aos colaboradores é essencial para garantir a alta performance das equipes e manter os funcionários mais comprometidos com o resultado da empresa. 

Além disso, as ações de Employer Branding vão refletir tanto para o público interno (colaboradores), quanto para o público externo (empresas, clientes e candidatos). Ou seja, são ações que vão refletir da reputação da empresa como um todo.

Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, realizada com pessoas que estão em busca de novas vagas, cerca de 75% dos entrevistados pesquisam sobre o clima, os valores e a reputação da empresa – sendo esses fatores decisivos na hora de aplicar para a vaga.

Ainda que remuneração seja um aspecto relevante na hora da escolha do candidato pela vaga, todas ações voltadas para a construção de uma boa marca empregadora favorecem a empresa na busca pelos melhores talentos. Mais do que um bom salário, os profissionais também priorizam um ambiente agradável, acolhedor e aberto para o desenvolvimento profissional.

Outros resultados relevantes são alcançados com o Employer Branding:

Como melhorar a estratégia de Employer Branding?

O primeiro passo é fazer uma pesquisa sobre o clima organizacional e identificar os fatores que interferem na harmonia e positividade do local de trabalho. Dessa forma, você consegue criar estratégias melhores.

Para ter sucesso com isso, é necessário ir um pouco além de criar um ambiente descontraído cheio de puffs, sala de jogos, vídeo game, TV, etc. A experiência do seu colaborador é maior que isso: está relacionado com a autonomia, reconhecimento, aprendizagem e até mesmo crescimento profissional e pessoal.

  1. Ofereça um ambiente de trabalho de crescimento e valorização

O salário não é o ponto principal que leva um candidato a escolher a empresa. Hoje, muitos candidatos buscam empresas que valorizem o capital humano e ofereçam oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Muitos até trocam de empresa, mesmo que o salário seja inferior.

Sendo assim, é interessante criar um plano de carreira, convênios com instituições de ensino e investir em estratégias para o aperfeiçoamento do colaborador. Dessa forma, os colaboradores vão desenvolver suas habilidades, aumentar as responsabilidades na empresa e, consequentemente, contribuir de maneira efetiva para que a organização tenha resultados positivos.

O home office também é uma forma de melhorar a experiência do seu colaborador. Isso permite que o colaborador consiga um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Por isso, tende a atuar com mais alegria e comprometimento.

  1. Alinhe as estratégias entre Employee Experience e Customer Experience

Uma empresa que vende tecnologia, por exemplo, mas disponibiliza aos colaboradores equipamentos inferiores para as funções do dia a dia. Seria contraditório, não é?

O público interno, seus colaboradores precisam ser os primeiros a perceber os valores da marca e testar seu produto. Isso fortalece a cultura organizacional e a identidade do negócio. Por essa razão, é essencial alinhar as estratégias e garantir que os colaboradores também tenham experiências únicas e especiais no ambiente corporativo.

  1. Pense na jornada do colaborador

A jornada do colaborador começa antes de ele entrar na empresa. As primeiras interações do colaborador com a organização, ainda na fase de divulgação de uma vaga, imagem da empresa,  processo de recrutamento e seleção, já fazem parte do Employee Experience.

Por esse motivo, as estratégias precisam complementar o recrutamento e seleção, onboarding, treinamentos, desenvolvimento, promoções e até o desligamento do colaborador da empresa.

Afinal, após o desligamento, o que ele vai dizer aos outros sobre a experiência durante esse período na sua empresa? Solicitar um feedback no momento de saída é uma oportunidade de ter informações valiosas para implementar novas políticas na sua empresa, ações com o objetivo de reduzir a rotatividade de pessoal.

3 passos para fortalecer o seu Employer Branding

Para que um Employer Branding de sucesso aconteça, é necessário que haja um bom planejamento e estratégias que estejam alinhadas com os colaboradores. Reunimos logo abaixo 3 dicas imbatíveis para a construção de uma boa marca empregadora:

  1. Desenhe uma boa estratégia
    O primeiro passo para a construção de um bom planejamento é entender quais são os principais erros cometidos. Além disso, é essencial entender quais são os objetivos e pensar em formas de aplicar as novas estratégias de forma que esteja alinhada com os colaboradores e não produzam um efeito contrário do desejado.
  1. Foque na experiência do colaborador
    Criar uma experiência do colaborador positiva é essencial para um bom Employer Branding. Escute os feedbacks dos seus colaboradores, entenda as necessidades do time e trace estratégias baseadas em uma comunicação aberta com toda a empresa.
  1. Invista em estratégia de marketing
    Para um bom Employer Branding, não basta apenas que o time tenha uma boa impressão da sua empresa, é preciso passar essa imagem para os profissionais externos. Por isso, invista em ações de marketing – principalmente, em redes sociais – que transmitam a imagem da marca empregadora que você deseja passar.
  2. Forneça um processo de recrutamento pensado no candidato
    A construção de um bom Employer Branding começa já no processo de recrutamento e seleção. O quão ágil, inteligente e humanizado que o seu processo for é que vai definir qual é a impressão que esse candidato vai ter acerca da sua empresa.

    Na Plooral, você encontra uma série de ferramentas – como questionários personalizados, entrevistas remotas e feedbacks automatizados – que te ajudam a proporcionar a melhor experiência para o seu candidato. Quer saber mais? Agende uma conversa com um de nossos especialistas.

 

 

 

 

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